Obrigado Dom Juventino!

Neste domingo solene do Senhor, Dies Domini, em que celebramos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, vésperas da Páscoa, fez nosso irmão e pastor Dom Juventino Kestering sua caminhada e páscoa para entrada triunfal da eternidade.

A perda e separação física entristece também o nosso coração de Cáritas, uma morte antecipada de uma vida tão frágil e que tanto se cuidou, mas que, mesmo com suas fragilidades cuidou e pastoreou seu povo. Com ações sempre voltadas aos mais frágeis, marginalizados, de outras culturas, excluídos da sociedade. Um homem de grande sabedoria e conhecimento, que tinha na ponta da língua a história cultural, política e social de todo território da diocese de Rondonópolis, à qual foi anexada mais cinco paróquias da diocese de Guiratinga mais tarde.

Nós Cáritas louvamos a Deus pela vida de Dom Juventino, por seu bom testemunho vivido e deixado, por todo o cuidado para com seu povo diocesano, pelo qual consumiu grande parte de sua vida ministerial. Seu pastoreio foi fecundo!

“Então, o Rei dirá aos que estão à direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo, porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era pere­grino e me acolhestes; nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim’. Os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber? Quando foi que te vimos peregrino e te acolhemos, nu e te vestimos? Quando foi que te vimos enfermo ou na prisão e te fomos visitar?’. Responderá o Rei: ‘Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isso a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes.’” Mt 25, 34-40.

Com esta gratidão e na esperança de nossa fé, rogamos ao Pai de misericórdia infinita que acolha este filho que hoje o devolvemos, lhe dê o repouso eterno e brilhe para ele a luz perpétua!

Aos familiares, ao clero diocesano, amigos, ao povo diocesano e a todos nós que sofremos a morte de Dom Juventino Kestering, que Cristo seja sempre a nossa força, esperança e consolo.

Rondonópolis-MT, 28 de março de 2021 – Domingo Solene de Ramos e Paixão.

Cáritas Diocesana de Rondonópolis.

Translate »