A Cáritas Diocesana de Rondonópolis, sempre lutou em defesa da vida. Fundada no dia primeiro de setembro de 1942, pela prelazia de Chapada dos Guimarães, com finalidade e natureza de “Ação Social da prelazia de Chapada dos Guimarães”, foi registrada em Cuiabá-MT no dia 08/02/1951.
A Cáritas Diocesana é uma organização da sociedade civil – OSC, filantrópica, sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública a nível federal, estadual e municipal. Com registro no CNAS, CMAS, CMDCA. Certificada com o CEBAS/MEC.
Tem como filosofia a formação de indivíduos construtores de uma sociedade justa, fraterna, próspera, feliz, educada, responsável e alegre, baseada nos ensinamentos cristãos “Amando o próximo como a si mesmo”. Tem a missão de exercer atividades de educação, de assistência social e promoção humana, especialmente da mãe e da criança, dos adolescentes, adultos e idosos, cultural e economicamente menos favorecidos. Há em todas as ações desenvolvidas nos projetos mantidos pela Cáritas de Rondonópolis, uma mística transformadora que é testemunhar e anunciar o evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo a vida, participando da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural, colaborando na formação da consciência privada e pública, para que no ambiente social, vigorem a solidariedade humana, a justiça social e a caridade cristã.