Educação Infantil

Para a Caritas, é importante, levar em consideração a difícil situação da vida de muitas famílias, e trabalhar para garantir que as crianças recebam educação de alta qualidade com base em valores éticos, estéticos e morais (honestidade, respeito pelas outras pessoas e pela criação como um todo, solidariedade,…). O objetivo é promover e apoiar o desenvolvimento físico, mental, intelectual e social das crianças de dois e três anos. As crianças são vistas como são – cada uma com sua especificidade, identidade e singularidade.

O projeto Educação Infantil da Cáritas de Rondonópolis, iniciou suas atividades em 27 de agosto de 1979, após uma inspiração do Pe. Lothar Bauchrowitz enquanto assistia o programa “24 horas em prol da criança” apresentado pelo cantor Roberto Carlos pela ocasião do Ano Internacional da Criança instituído pela UNICEF para o ano de 1979. Inicialmente, o projeto atendia 1100 crianças entre três e sete anos de idade, em 22 unidades de creches nos bairros periféricos da cidade. Para a realização deste projeto, buscaram-se convênios primeiro com a Legião Brasileira de Assistência – LBA, a qual fornecia subsídio equivalente a um copo de leite por criança e, posteriormente com a Fundação Estadual do Bem Estar do Menor em Mato Grosso – FEBEMAT.

Desde a implantação do projeto Educação Infantil, em 1979, o trabalho de gestão, infraestrutura e supervisão nas Unidades era árduo, pois os subsídios dispensados pelos órgãos governamentais para cobrir as despesas de alimentação eram ínfimos; em contrapartida o valor de doações de famílias da Alemanha era o que realmente garantia e sustentava o projeto instalado na periferia da cidade.

Antes da chegada da FEBEMAT, o trabalho nas unidades infantis se dava sob contrato de regime voluntário. As funcionárias que faziam a alimentação recebiam orientações e conhecimentos básicos sobre higiene, valor nutritivo dos alimentos e preparação, e também noções de cuidados com as crianças. Para as pessoas que tinham o contato direto com as crianças, proporcionou-se orientações como: noções sobre o que é ser professor; e quem era o ser humano criança na “concepção de filho amado de Deus” – cf. Jo 3., merecedora de carinho, atenção, com o direito a ser alegre, brincar e participar de atividades que as desenvolvessem física, psíquica e socialmente. Com o passar dos anos, as monitoras deixaram de ser voluntárias e passaram a receber mensalmente uma pequena contribuição proporcionada pela FEBEMAT. Em seguida, a mantenedora proporcionou a segurança trabalhista, assinando a carteira de trabalho com um salário melhor e também deu condições de incentivo financeiro para estudar pedagogia. Atualmente, a Cáritas de Rondonópolis mantém cinco unidades de educação infantil, atendendo 550 crianças nos bairros Vila Operária, Residencial Carlos Bezerra, Padre Rodolfo, Jardim Ipiranga e Jardim Iguaçu com o auxílio da Associação Dom Hélder Camara de Nieder-Olm – Alemanha, a Infância Missionária alemã e a Prefeitura de Rondonópolis.

Translate »
Top