2019

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DA CÁRITAS DIOCESANA DE RONDONÓPOLIS DESENVOLVIDAS NO ANO DE 2019.

A Cáritas Diocesana de Rondonópolis, no ano de 2019, trabalhou e comemorou o Projeto 40 anos de Educação Infantil em defesa da vida. Esse tema foi trabalhado por todos os projetos da Cáritas. Nesse sentido, todos envolvidos no projeto empenharam-se e colaboraram na formação da consciência individual e coletiva, em vista do cuidado com as pessoas em especial a criança, que recebeu de Deus o hálito da vida. Pois em Cristo Jesus, fomos adotados como filhos e filhas, recebemos a dignidade filial. Assim tomados pela paternidade de Deus e pela filiação em Jesus, somos todos irmãos e irmãs, e buscamos em nossa missão de Caritas, trazer as marcas da fraternidade e da justiça. Nesta perspectiva de mostrar que as ações em defesa da vida desenvolvidas neste ano de 2019, especialmente a comemoração dos 40 anos da educação Infantil, mostrando esta trajetória de esforço, conquistas e doação, este tema foi abordado em reunião de pais, estudos pedagógicos, reuniões com funcionários, pessoas e comunidades que participam dos nossos projetos no período de junho a novembro, que além das atividades específicas de cada projeto, nos dias 25 de agosto a 01 de setembro realizou-se a semana da Educação Infantil da Cáritas com um dia especial de exposições no shopping onde foram expostos a comunidade local e a cidade de Rondonópolis um pouco da nossa história com apresentações, exposição de fotos, artesanatos, musicas, danças e outras. Agradecemos a Deus por todos os benefícios que a Cáritas proporcionou neste ano.

FUNCIONAMENTO DE 05 UNIDADES DE EDUCAÇÃO INFANTIL- UEI

Com as bênçãos divinas e a solidariedade dos benfeitores do Brasil e da Alemanha, conseguimos realizar o trabalho de cuidar e educar diariamente, de segunda a sexta-feira, de 550 crianças de 02 e 03 anos, em Unidades de Educação Infantil em 05 bairros periféricos de Rondonópolis. Graças ao preparo pedagógico e empenho dos funcionários, as crianças receberam as condições necessárias para desenvolver o seu potencial físico, psíquico e social, de uma forma alegre e feliz. Para alcançar tão grandiosa meta tivemos a Parceria com a Prefeitura Municipal de Rondonópolis, a colaboração preciosa de benfeitores alemães do grupo Dom Helder Câmara de Nieder-Olm e da Kindermissionswerk, do Depósito de Gás Leste Matogrossense, da Cerâmica Santo Antônio, do Sr. Bolivar Antônio, da Fundação André e Lúcia Maggi, dos sócios benfeitores, colaboradores voluntários, de pessoas físicas, dos Padrinhos e Madrinhas das Unidades, dos Pais das crianças, funcionários e da Paróquia São José Operário. A todos o nosso agradecimento e o das crianças. 

RECANTO DOS IDOSOS

Conseguimos manter em bom funcionamento o Recanto dos Idosos S. José Operário com 54 idosos residentes e 86 idosos que moram nos bairros vizinhos. Realizando as seguintes atividades: aferição de pressão arterial, todas as terças feiras; Palestra de conscientização ambiental e cuidados com a saúde; Terapias ocupacionais dançante e artesanato; roda de conversas com o CRAS Luzdayara; Saúde mental com atendimento individual a moradores com depressão; Santa missa e comemoração dos aniversariantes do mês toda última quarta-feira; reza do santo terço, do ofício de Nossa Senhora; Espaços de leitura e escrita para adultos e idosos; Todas as datas festivas foram comemoradas.  Tivemos a colaboração dos seguintes parceiros: CRAS Luzdayara, Policlínica do Itamaraty, ESF Itamaraty, Big Festa, Cursilho São José Operário, Drogaria Bom Jesus, Núcleo dos Cabeleireiros, Brazão Utilidades e Presentes, Lions Clube São Jose Operário, Loja Dona Moça Utilidades e Presentes, SESC/Mesa Brasil, Nino Móveis Planejados, Operário Materiais de Construção, Padaria Big Pão, Padaria Buriti, , Ronaldo Rações Rondonópolis, Vieira Supermercado, Dionísio Severino da Silva, Erotildes Duarte França, Heloisa de Lourdes Moraes, Jose Carlos Alberto, Cleber Augusto da Silva, casal Geovane e Marlene, grupo de senhoras aposentadas, e outros voluntários e doadores e da comunidade local.

FUNCIONAMENTO DO ALBERGUE NOTURNO EM VILA OPERÁRIA

Atendendo em média 40 pessoas por dia o Albergue Noturno São José Operário, neste ano atendeu até dia 28/02/2019, encerrando suas atividades devido as condições do prédio que estava muito danificada e a repulsa da comunidade em aceitar a reforma para esta finalidade.

AFILHADOS DE PADRINHOS DA ALEMANHA

O projeto Afilhados, atende 123 afilhados com uma ajuda mensal que é financiado pela Associação Dom Helder Câmara e Kindermissionwerk, tem por objetivo ajudar as famílias através das seguintes ações: Favorecer instrumentos que desperte a consciência familiar e cidadã. Incentivar os afilhados e suas famílias a participarem da vida da comunidade. Despertar a criatividade da criança e adolescente por meio de cursos. Proporcionar palestras sobre o uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas e, gravidez na adolescência. Complementar a ação família, por meio de mecanismos que garante a convivência familiar e comunitária. Os cursos e todas as atividades que são desenvolvidas com as crianças e suas famílias do projeto dos Afilhados buscam ocupar o tempo livre das crianças e adolescentes, prevenindo o consumo de álcool e de drogas pelas crianças, e combatendo o trabalho infantil, a exploração sexual e o ingresso dessas crianças na criminalidade. As doações dos Padrinhos da Alemanha colaboram diretamente com a qualidade da alimentação das crianças, compra de materiais escolares, roupas e calçados, e indiretamente diminuem a evasão escolar. No projeto musicalizando atendemos a 28 adolescente que concluíram o curso de violão e flauta doce que teve duração de doze meses e foi financiado pelo FIA – Fundo da Infância e Adolescência do Conselho Municipal do Direito da Criança e Adolescente – CMDCA de Rondonópolis. Além do desenvolvimento prático procurou-se desenvolver as capacidades de pensamento do aluno através de aula expositiva dialogada, visando à produção de conhecimento. Assim, aprimorou-se a capacidade de comparação, classificação, interpretação, obtenção e organização de dados, imaginação, instinto de liderança e raciocínio lógico. Sobre esses aspectos geramos sujeitos “pensantes”, auxiliando na sua aprendizagem cotidiana, além de formarmos públicos e apreciadores de artes no geral de boa música. Além da formação musical, o projeto também proporcionou a boa convivência entre jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social e a integração deles com a arte.

PARCERIA COM OUTRAS INSTIUIÇÕES

Em parceria com o Mesa Brasil recebemos alimentos para ajudar os projetos da UEIs e Recanto dos Idosos. Com o Lions Club São José Operário desenvolvemos parceria com uma ajuda mensal para a manutenção do projeto Raio de Luz; mantivemos também parceria com a paróquia S. José Operário que nos cede espaços para administração e reuniões.

Rondonópolis, 31 de dezembro de 2019. 

Manoel Messias de Macêdo – Presidente da Cáritas Diocesana de Rondonópolis.
Maria Aparecida de Oliveira Rossatto – Tesoureira da Cáritas Diocesana de Rondonópolis.

Translate »
Top