Afilhados da Alemanha

O projeto Afilhados da Alemanha atualmente atende 123 crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social e de extrema pobreza em 41 bairros da cidade.  As crianças, adolescentes e as famílias atendidas pelo projeto, são apadrinhados por uma família alemã que faz uma doação mensal através da Associação Dom Hélder Camara de Nieder-Olm, Alemanha. Essa doação chega à Cáritas Diocesana de Rondonópolis com a colaboração da Obra da Infância Missionária alemã e repassada para as famílias. As famílias devem se enquadrar a algumas exigências para participar do projeto e os pais e/ou responsáveis dos afilhados devem participar das reuniões mensais do projeto.

Esse projeto visa:

  • Favorecer instrumentos que desperte a consciência familiar e cidadã;
  • Incentivar os afilhados e suas famílias a participarem da vida da comunidade;
  • Desperta a criatividade da criança e do adolescente por meio de cursos;
  • Proporcionar palestra sobre o uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas e gravidez na adolescência;
  • Complementar a ação família, por meio de mecanismos que garante a convivência familiar e comunitária.

Os cursos e todas as atividades que são desenvolvidas com as crianças e suas famílias do projeto Afilhados da Alemanha buscam ocupar seu tempo livre, prevenindo o consumo de álcool e de drogas, e combater o trabalho infantil, a exploração sexual e o ingresso dessas crianças na criminalidade. As doações dos Padrinhos da Alemanha colaboram diretamente com a qualidade da alimentação das crianças, compra de materiais escolares, roupas e calçados, e indiretamente diminuem a evasão escolar.

Busca a melhoria da qualidade de vida das crianças, adolescentes e suas famílias, melhorando o atendimento e acompanhamento das famílias atendidas com:
– Visitas regulares às famílias.
– Acompanhamento da situação escolar dos afilhados.
– Reunião mensal para os pais e/ou responsáveis com temas formativos e informativos.

Temas trabalhados nas reuniões mensais com as famílias em 2019:

— Apresentação da Instituição Cáritas e do projeto Afilhados da Alemanha. (Paulo Otávio – Coordenador de projetos sociais da Cáritas)
— Autoconhecimento. (Maria Bernardete Coelho – Psicóloga)
— Vínculos e limites como elementos estruturadores de personalidade (Maria Bernardete Coelho – Psicóloga)
— Violência Doméstica. (Maria Bernardete Coelho – Psicóloga)
— Conscientização e prevenção contra o abuso sexual contra crianças e adolescentes. (Sec. Mun. de Saúde e Conselho Tutelar)
— Dependência química. (Maria Bernardete Coelho – Psicóloga)
— Sexualidade e Gravidez na adolescência. (Maria Bernardete Coelho – Psicóloga)
— Prevenção do suicídio na adolescência. (CVV-Centro de Valorização à Vida 188)
— 40 anos do projeto educação infantil. (Maria Bernardete – Psicóloga, Maria Aparecida Santos – Pedagoga e coordenadora da UEI Pequeno Junior, Gislaine Alves da Silva – Pedagoga e coordenadora da UEI Santo Antônio)
— Violência doméstica contra a Mulher. (Gláucia Silva – Psicóloga e voluntária da Associação de Mulheres região sul MT)
— Violência Doméstica contra a Criança e o Adolescente. ( Bárbara Cristina Silva – Psicóloga e voluntária da Associação de Mulheres região sul MT)

Reunião Mesal com o tema 40 anos da Educação Infantil. Foto: arquivo Cáritas

Os temas são trabalhados por profissionais, como Psicólogos, Assistente social, Pedagogas. E em parceria com órgãos públicos, como o conselho tutelar e outros.

Translate »
Top