A Obra Missionária da Criança se apresenta

Obra da Infância Missionária „Os Cantores da Estrela“ é a organização da Igreja Católica alemã para a infância e está associada às 120 Obras Missionárias da Santa Infância que existem no mundo inteiro. A organização apoia mais de 2.100 projetos por ano em benefício de crianças em dificuldade em mais de 110 países da África, Oriente Médio, Ásia, América Latina, Oceania e Europa Oriental.

Ajuda que tem efeito

Todos os projetos apoiados por Kindermissionswerk são para o benefício de crianças: meninos e meninas de rua, crianças trabalhadoras, minorias étnicas e indígenas, crianças com deficiência, crianças refugiadas e em situação de guerra, vítimas de abuso, maus tratos e violência, crianças afetadas por HIV/AIDS e vítimas de desastres naturais. Os projetos apoiados promovem o desenvolvimento integral da criança tanto físico como psíquico e espiritual.

Os projetos propostos devem ser submetidos por escrito e a efetividade das atividades previstas deve ser mensurável. Áreas de apoio abrangem educação, alimentação, saúde, pastoral, reabilitação e integração social e ajuda em casos de emergência. Os valores recebidos devem ser empregados de maneira efetiva e sustentável e administrados com transparência e economia.

Nossos parceiros locais

Os parceiros de projeto da Kindermissionswerk nos países de destino são dioceses, paróquias e congregações, grupos eclesiásticos, organizações não governamentais e entidades de orientação cristã que trabalham em prol de crianças em dificuldade. Seu trabalho visa melhorar a situação de forma duradoura e sustentável, seja através de atividades de prevenção, esclarecimento, educação e formação, reabilitação e/ou integração social.

Os parceiros de projeto contribuem com recursos próprios para o financiamento da iniciativa proposta. Este aspecto é importante, a fim de evitar uma dependência de recursos do exterior e promover uma maior apropriação do projeto.

Os Cantores da Estrela: crianças ajudando crianças


Os recursos da Kindermissionswerk constituem-se em sua maioria de doações coletadas por crianças na Alemanha. Todos os anos no meio do inverno, nos dias em torno de 6 de janeiro, o dia dos Reis Magos, mais de 330.000 meninos e meninas em todas as partes da Alemanha percorrem as ruas de sua vizinhança como Cantores da Estrela. Vestidos como os Reis Magos e portando uma estrela, eles vão de casa em casa, levando às pessoas a bênção de Jesus nascido. Seguindo o lema „levar a bênção, ser uma bênção”, coletam doações para crianças de sua idade, que passam necessidade em diversas partes do mundo.

Quatro vezes por ano se reúne um comitê composto por representantes da Kindermissionswerk, da Federação da Juventude Católica Alemã (BDKJ), da Conferência Episcopal e das dioceses, assim como especialistas das outras cinco organizações filantrópicas da Igreja Católica da Alemanha. Esse comitê discute os projetos propostos e decide sobre sua aprovação. Assim se garante que a assistência chegue lá onde é mais necessária.

Outras doações provêm de grupos de crianças e adolescentes, escolas, jardins de infância, comunidades paroquiais, fundações e de campanhas realizadas em datas especiais tais como o Dia Mundial da Infância Missionária e o dia de São Martinho.

Fonte: Site do Kindermissionswerk – Obra da Infância Missionária

Translate »
Top