São João Batista – 24 de Junho

Com muita alegria, a Igreja Católica, solenemente, celebra no dia 24 de junho o nascimento de São João Batista, Santo que, juntamente com a Santíssima Virgem Maria, é o único a ter o aniversário natalício recordado pela liturgia. São João Batista nasceu seis meses antes de Jesus Cristo, seu primo, e foi um anjo quem revelou seu nome ao seu pai, Zacarias, que há muitos anos rezava com sua esposa para terem um filho.

O que o tornou tão importante para a história do Cristianismo é que, além de ser o último profeta a anunciar o Messias, foi ele quem preparou o caminho do Senhor com pregações conclamando os fiéis à mudança de vida e ao batismo de penitência (por isso “Batista”).

Como nos ensinam as Sagradas Escrituras: “Eu vos batizo na água, em vista da conversão; mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu: eu não sou digno de tirar-lhe as sandálias; ele vos batizará no Espírito Santo” (Mt 3,11).

A religiosidade popular, trazida pelos europeus as festas religiosas e sociais de São João, a fogueira ainda nos tempos atuais é um marco das festejas. A fogueira ardente é um “Luzeiro de Anúncio”, assim com foi João Batista, que veio para anunciar a chegada do Messias, a luz do mundo. “Houve um homem, enviado por Deus, que se chamava João. Este veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos cressem por meio dele. Não era ele a luz, mas veio para dar testemunho da luz.” cf. Jo 1, 6-8

Assim, a fogueira de São João torna-se um símbolo representativo desse chamado, uma luz que brilha na escuridão, indicando a presença divina. Ela carrega consigo o espírito de São João Batista, que nos convida a prepararmos o caminho para Jesus e a acolher a luz da salvação.

Dessa forma, ao contemplarmos a chama da fogueira de São João, somos convidados a refletir sobre nossa própria missão como cristãos, de sermos portadores da luz e do amor de Cristo em um mundo marcado pela escuridão das injustiças, desigualdades e divisões.

São João Batista, rogai por nós!

Translate »
Top