Projeto Recanto dos Idosos e suas ações durante a pandemia…

São 52 idosos residentes e outros 80 idosos dos bairros vizinhos que participam das atividades recreativas, religiosas e de lazer do Recanto dos Idosos São José Operário. Devido à pandemia da COVID-19, o Recanto suspendeu as atividades coletivas no intuito de prevenir e evitar a propagação do vírus. Com a atual realidade, o Recanto teve de se reinventar e descobrir novos meios de continuar atendendo os idosos do projeto, que continuam sendo assistidos com orientações de prevenção, assistência à saúde, alimentação e outros.

Neste tempo conseguiu realizar várias melhorias na estrutura física do projeto, sendo: A instalação da academia ao ar livre através de um termo de fomento entre a Prefeitura Municipal de Rondonópolis e a Cáritas Diocesana de Rondonópolis, onde os idosos residentes podem praticar seus exercícios físicos com segurança. Realizou a pintura da calçada base da academia e o plantio de grama em torno do espaço, com a ajuda de alguns idosos. Limpeza geral do espaço comum e dos jardins; Ampliação e cobertura da horta; construção de calçada na lateral da sede do projeto e reforma das varandas das casas de números 07, 08, 20 e 21.

Para que os idosos não saiam de suas casas, a coordenação do projeto realizou os pagamentos de faturas e boletos dos idosos, também as agentes comunitárias de saúde se encarregaram de providenciar a renovação das receitas de medicamentos de uso contínuo e em marcar as consultas médicas necessárias.

O projeto Recanto dos Idosos, além do Termo de Parceria entre a Cáritas e a Prefeitura Municipal que garante o pagamento de salários e aquisição de materiais de consumo, alimentos e limpeza, tem recebido várias doações de pessoas físicas, empresas e outras instituições de nossa cidade para atender as necessidades dos idosos residentes e alguns não residentes cadastrados que vivem em situação de vulnerabilidade social. São elas:

• 52 Cestas básicas da Fundação André e Lúcia Maggi.
  • 60 Máscaras da Associação das Costureiras.
  • 104 Máscaras da senhora Edite Souza.
  • 20 Máscaras da senhora Marlene Severo.
  • 100 Máscaras do projeto “Máscara para todos” através da senhora Iara – superintendente da Polícia Rodoviária Federal.
  • 02 cx de Sabonetes da Unilever através da Associação Criança Saudável Filhos de Noel e da Igreja Presbiteriana Vila Aurora.
  • 52 Cestas básicas e 55 litros de Álcool gel da Cofco Internacional.
  • Pães da Padaria Criativa.
  • Alfaces de uma produtora do Campo Limpo.
  • 62 Cestas básicas da Associação Dom Hélder Câmara – Camarakreis de Nieder-Olm e Obra da Infância Missionária de Aachen na Alemanha.
  • Frutas, legumes e verduras doadas semanalmente pelo programa Mesa Brasil/SESC.

Com a iniciativa do Banco Itaú e Unibanco e em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, está sendo desenvolvido o projeto “Todos pela Saúde”, pelo qual recebeu a doação de 85 caixas de EPI’s e uma equipe da secretaria de saúde fez palestra orientativa quanto à prevenção da COVID-19, e ainda atendimento técnico com aferição de pressão arterial, frequência cardíaca, saturação de oxigênio no sangue e temperatura dos idosos residentes. Agradecemos a equipe que esteve conosco nos dias 18 e 19 de agosto, são eles: Enfermeiros Claudiomar e José Luiz; Enfermeiras Roseli e Elis e ao Médico Dr. Antônio.

Uma vez por semana, o Recanto realiza o almoço e lanche e distribui aos idosos, no qual desfrutam de sucos naturais de frutas que cultivamos em nosso espaço comum.

O Recanto dos Idosos São José Operário localizado Av. Paulo VI nº 539, na Vila Operária na cidade de Rondonópolis, fundado em 1987, atende idosos que tenham 60 anos ou mais e preferencialmente que não convive com a família, ofertando uma moradia individual em casas em sistema geminado, com a finalidade de proporcioná-los cidadania, resgatando e valorizando o papel social do idoso, seus saberes, experiências e vivências através de ações que conduza o idoso as formas mais corretas de participação social.

Translate »