Ação Solidária: Natal sem Fome garante cestas básicas e marmitas para centenas de rondonopolitanos

Entre os dias 14 e 20 de dezembro de 2020 a Cáritas Diocesana de Rondonópolis realizou a Ação Solidária Natal sem Fome, financiada pela Associação Dom Hélder Câmara-Camarakreis da cidade de Nieder-Olm, Alemanha. O evangelho de Lucas 10,34s “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”, motivou mais as duas associações, brasileira e alemã, a realizaram mais esta ação às vésperas do Natal.

Neste ano foram doadas 592 cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade social, cada cesta pesa 20,825Kg e contém os seguintes alimentos e produtos de limpeza e higiene: arroz, feijão, macarrão, farinha de trigo, óleo de soja, sal, açúcar, café, goiabada e fermento químico; sabonete, creme dental, água sanitária e sabão em barra.

Diante da realidade de nossa cidade, a Cáritas de Rondonópolis se preocupou também com aqueles que não tem onde e como cozinhar os alimentos, então propôs ao Camarakreis em aumentar a ação para atender também as pessoas em situação de rua, a associação alemã concordou com grande alegria em aumentar a doação para que nossos irmãos e irmãs de rua também recebessem alimento. Com isso, no dia 20/12 com a ajuda de quase 50 voluntárias e voluntários, a Cáritas fez e distribuiu 250 marmitas para o almoço das pessoas em situação de rua e famílias em extrema pobreza. As marmitas foram entregues na quadra poliesportiva da praça Bom Jesus na vila Operária, no Cais, praça da Saudade, Praça Brasil, Antiga Rodoviária e na Rodoviária, junto com a marmita com uma saborosa galinhada, cada pessoa recebeu um pacote de salada, três frutas (maçã, banana e laranja) e uma garrafinha de suco de laranja ação solidária teve um custo total no valor de mais R$ 64.000,00.

As voluntárias e voluntários que fizeram acontecer esta ação disseram que, apesar do cansaço, foi muito gratificante e enriquecedora essa experiência e preparar tudo, receber um sorriso ou até mesmo um choro de gratidão, ouvir doloridas, mas bonitas histórias de vida de gente que está buscando um tratamento de saúde ou oportunidade de emprego, outros que não conseguiram lidar com situações e dificuldades e perderam tudo ou se afugentaram nos vícios. “Enquanto preparávamos a ação de doação de cestas, surgiu a pergunta e com ela a preocupação, ‘como vamos alcançar àqueles que não tem onde e nem mesmo como cozinhar?’, graças a Deus o Camarakreis concordou com nossa ideia e aumentou a doação para a nossa ação solidária. Com esta ação pudemos ver o quanto é gritante a necessidade de um novo albergue em nossa cidade, são mais 300 pessoas vivendo em situação de rua. Queremos aqui conclamar ao poder público, à iniciativa privada, às organizações do terceiro setor e entidades religiosas para que nos unamos e passamos a enxergar as várias vidas que estão, em sua maioria, na região central de Rondonópolis, mas que vivem às margens da sociedade rondonopolitana, que são ignoradas, excluídas e até expulsas por ações e abaixo-assinados” pontua o coordenador de projetos sociais da Cáritas, Paulo Otávio, que esteve à frente da ação solidária Natal sem Fome.

As duas associações têm desenvolvido ações de assistência às famílias em situação de vulnerabilidade social da cidade de Rondonópolis neste ano em que as crises de saúde, política e econômica afligem nossa população. De março até dezembro deste ano foram doadas mais de 1.750 cestas básicas às famílias em vulnerabilidade social atendidas pelos projetos sociais da Cáritas.

Agradecemos a cada pessoa que, direta ou indiretamente, colaborou na realização desta Ação Solidária Natal sem Fome, em especial aos membros associados e doadores da Associação Dom Hélder Câmara-Camarakreis de Nieder-Olm. E desejamos a todas as famílias de Rondonópolis um feliz e abençoado Natal e que junto com 2021, nasça também a esperança, fraternidade e solidariedade em nossos corações para juntos continuarmos lutando por um mundo e uma sociedade melhor.

Cáritas Diocesana de Rondonópolis.

Translate »