Atividades do Projeto de Educação Infantil em Setembro de 2022.

As Diretrizes curriculares Nacionais para Educação Infantil (Resolução CNE/CEB número 5, de 17 de dezembro de 2009) afirmam que:

A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, é oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social. (Art.5).

A Escola de Educação Infantil Cáritas Diocesana de Rondonópolis fundamenta em todas as práticas pedagógicas a concepção de que a criança é o centro do planejamento curricular, é sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura. (Art. 4).

Na perspectiva de validar a narrativa citada a cima, essa escola desenvolveu no mês de setembro as seguintes possibilidades de experiências:

01/09/2022 – Demos início a Campanha de arrecadação de Brinquedos para que seja comemorado de forma atrativa e significativa o dia das crianças.

02 a 09/09/2022 – aconteceu em todas as Unidades de Educação Infantil o Encontro com as famílias cujo tema foi – Acolhida Socioemocional – ministrado pelo assistente social Sebastião Lopes. Foi dialogada com as famílias a importância do acolhimento, visto como uma ação pedagógica, que favorece a integração crianças, das professoras, gestores, pais e demais colaboradores. O acolhimento acontece espontaneamente em nosso posicionamento e comportamento pessoal frente às relações cotidianas. É uma postura ética que expressa uma crença a respeito do valor e direitos do ser humano, implica ainda na escuta do outro, seus saberes e no reconhecimento do seu protagonismo no processo de vida.

05 a 08/09/2022 – houve em todas as Unidades de Educação Infantil a desenvolvimento da Semana da Pátria em que foi trabalhado com as crianças o conceito de Pátria e Hino Nacional; O significado da Bandeira do Brasil e a importância de suas cores; A promoção de recitais, músicas e poemas sobre a Independência e também foi realizado o desfilo cívico no espaço das Unidades de Educação Infantil com as crianças e colaboradores.

09/09/2022 – aconteceu no Auditório da Cáritas o segundo encontro com as famílias das crianças com deficiências (PCD) e crianças com intolerâncias e alergias alimentares, no sentido de fortalecimento de vínculos e dialogo sobre as recorrentes dúvidas das famílias diante da necessidade de seus filhos e filhas.

19 a 23/09/2022 – Semana do Trânsito – Trabalhar possibilidades de experiências nesta semana fomos primordiais para essa escola, durante toda a semana além das possibilidades de experiências que foram desenvolvidas pelas crianças tivemos também no espaço de cada Unidade várias palestras lúdicas para as crianças com os profissionais que lidam com o trânsito e acidentes no trânsito como representante do corpo de bombeiros, polícia militar e Secretaria Municipal de Trânsito. No último dia da semana tivemos a Paradinha do Trânsito em que as crianças abordaram os pais e familiares na entrada da Unidade entregando panfletos de conscientização e elogiando os que estavam tendo boas condutas e multando os que não tinham boa conduta no trânsito como: andar sem cinto de segurança, sem capacete, crianças no banco da frente e outros. As famílias multadas terão que pagar o valor da multa para as crianças em forma de guloseimas para a comemoração do dia das crianças.

27/09/2022 – Como acontecem todos os meses são comemorados em todas as Unidades de Educação Infantil os aniversariantes do mês, incluindo crianças e colaboradores. Momento muito especial e que são marcos temporal para as crianças pequenas, visto que marca a nova idade e seu crescimento, além de fazê-la sentir amada e especial.

29/09/2022 – Apreciação dos trabalhos pedagógicos – acontece todos os meses em todas as Unidades de Educação Infantil o dia de apreciação dos trabalhos pedagógicos pelas famílias. Este momento é preparado com muito carinho pela equipe pedagógica das unidades de educação infantil. Todas as famílias são convidadas para esse momento, pois acompanhar o crescimento educacional dos filhos aumenta suas habilidades sócias e diminui as chances de problemas comportamentais no núcleo escolar. A parceria entre escola e família reafirma a opção de fortalecer a perspectiva de uma educação de qualidade e crescimento integral do ser humano.

30/09/2022 – Reunião Pedagógica – foi desenvolvido com todos os colaboradores da escola de educação infantil Cáritas os seguintes temas: A importância dos campos de experiências – efetivando direitos e aprendizagens na educação infantil e apresentação das experiências exitosas desenvolvidas nas Unidades.

Translate »