2023

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DA CÁRITAS DIOCESANA DE RONDONÓPOLIS DESENVOLVIDAS NO ANO DE 2023.
A Cáritas Diocesana de Rondonópolis, no ano de 2023, trabalhou o Projeto com tema: “Somos Cáritas somos Solidariedade” nos leva as possibilidades de como está inserido em nossas práticas como um diálogo sutil, verdadeiro e convencional de soluções de problemática como o principal objetivo de transformação da humanidade”. E o lema: “Continuar transformando a sociedade”. Esse tema e lema foi desenvolvido por todos os projetos da Cáritas. Nesse sentido, todos envolvidos no projeto empenharam-se e colaboraram na formação da consciência individual e coletiva, em vista do cuidado com as pessoas em especial a criança, o adolescente e o idoso. Nas ações em defesa da vida desenvolvidas neste ano de 2023, trabalhamos o desenvolvimento da caridade e da solidariedade através do diálogo e do acolhimento, motivados nos princípios de ética, justiça, transparência, corresponsabilidade, caridade e sustentabilidade nas relações étnicas, culturais, religiosas, políticas, de gêneros e classes sociais em todos os projetos mantidos pela Cáritas Diocesana de Rondonópolis. A solidariedade não se limita estendendo a mão a uma pessoa necessitada, mas quando, além da necessidade, identificamos seus potenciais e oferecemos meios de descobrir valores que as coloquem em condições de construírem uma vida nova e de ocupar, com justiça e dignidade, o lugar que lhes pertencem na sociedade. Devemos nos comprometer com a solidariedade entre todas as pessoas, mas particularmente com os pobres. A solidariedade inclui a determinação perseverante de trabalhar para o bem comum. No dia 24/11/2023 nas dependências da Sede da Cáritas realizou-se a culminância do Projeto Geral da Caritas, houve a participação de todos os segmentos. Esse dia foi muito especial com participações das famílias, crianças, colaboradores, visitantes os quais conheceram os trabalhos desenvolvidos. Neste dia cada Unidade de Educação Infantil preparou atividades culturais envolvendo as crianças e adultos. Houve apresentações lindas, bem como a degustação de bolos, pipocas, maçã do amor, sucos, cachorro quente e outros. Os nossos agradecimentos a todos que colaboraram com este projeto.

FUNCIONAMENTO DE 04 UNIDADES DE EDUCAÇÃO INFANTIL- UEI
Com as bênçãos divinas, o preparo pedagógico, o empenho dos profissionais da Educação e as parcerias com pessoas físicas e jurídicas realizou-se o trabalho de cuidar e educar diariamente, de segunda a sexta-feira, de 650 crianças de 02 a 05 anos de idade, em 04 Unidades de Educação Infantil em bairros periféricos de Rondonópolis, onde se encontram famílias de baixo poder aquisitivo e em situação de vulnerabilidade social e econômica. Tendo como objetivo proporcionar, as crianças condições necessárias para ampliar o seu potencial físico, psíquico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade, acolhendo, amparando, amando e lutando pelas crianças, envolvendo-as com os valores éticos, de solidariedade, empatia e altruísmo, estimulando-as a verem a beleza da vida. Para alcançar tão grandiosa meta tivemos a parceria com a Prefeitura Municipal de Rondonópolis, através da Secretaria Municipal de Educação, a colaboração preciosa de benfeitores alemães do grupo Dom Helder Câmara de Nieder-Olm e da Kindermissionswerk, do Sr. Bolivar Antônio, da Fundação André e Lúcia Maggi, do Mesa Brasil, dos sócios benfeitores, colaboradores voluntários, de pessoas físicas, dos Padrinhos e Madrinhas das Unidades, dos Pais das crianças e funcionários. A todos que contribuíram para realização deste grande projeto o nosso agradecimento.

RECANTO DOS IDOSOS
Conseguimos manter em bom funcionamento o Recanto dos Idosos S. José Operário com 54 idosos residentes e 73 idosos que moram nos bairros vizinhos. No ano de 2023, realizamos oração diária, visitas domiciliares, atendimento individual aos idosos, trabalhos manuais, EJA; atendimento à saúde, distribuição de frutas e verduras; Santo Terço, roda de conversa, forró dançante, Santa Missa, reunião mensal com os moradores; Almoço uma vez por semana, Oficio de N. Senhora, lanches aos idosos. Campanha da Fraternidade 2023, palestras, teatros, campanha da tampinha solidária, confraternização dia da mulher com palestra e distribuição de Kit de higiene bucal, Semana Santa, dia das mães, aniversário do Recanto 36 anos, e 85 anos do Padre Lothar. palestras de orientação sobre o combate à violência contra o idoso, dia do vovô; dia dos pais com bingo, sorteio de prêmios, concurso de dança e almoço; o dia da árvore com plantio de mudas frutíferas. De 26 a 30 de setembro, semana do idoso, comemoração dos aniversariantes do mês, forró, dia do padroeiro do Recanto dos Idosos. Agradecemos a colaboração e a parceria com a prefeitura Municipal de Rondonópolis Prefeito José Carlos do Pátio, Secretaria de Ação Social, CRAS Luzdayara, Policlínica e ESF do Itamaraty, Mesa Brasil, Bunge Alimentos, Big Festa, Supermercado Tropical; Farmácia Splendore; Padaria Buriti; Cursilho S. José Operário; Dionísio Severino da Silva; SIPROS; Erotildes Duarte França; Brazão Utilidades; José Carlos Alberto; Cleber Augusto da Silva; LIONS Clube S. José Operário; Loja Dona Moça Utilidades; Nino Móveis Planejados; Operário Mat. p/ Construção; Comunidade Santo Antônio; Rações Rondonópolis; Vieira Supermercados; Grupo Voluntários do Bem; Coopercicla; Frutaria da Gi. A todos os que colaboraram o nosso muito obrigado.

AFILHADOS DE PADRINHOS DA ALEMANHA
O projeto Afilhados da Alemanha, atendeu 123 crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social e às margens da sociedade, é financiado pela associação alemã Dom Hélder Câmara-Camarakreis e a Obra da Infância Missionária Alemã-Kindermissionswerk. Com o objetivo de ajudar as famílias atendidas a terem melhores condições de vida; favorecer instrumentos que desperte a consciência familiar e cidadã; despertar a criatividade da criança e do adolescente; proporcionar palestras formativas e informativas e complementar a ação família, por meio de mecanismos que garante a convivência familiar e comunitária, o projeto atendeu as famílias repassando uma doação mensal, visitas e acompanhamento às famílias e suas necessidades, reuniões e formações mensais e encaminhamento aos diversos serviços públicos de assistência.

DOAÇÃO EMERGENCIAL DE CESTAS BÁSICAS E AÇÃO SOLIDÁRIA NATAL SEM FOME
Diante da necessidade e da vulnerabilidade de inúmeras famílias em 2023, a Cáritas Diocesana de Rondonópolis através de parcerias com as entidades alemãs Camarakreis e Kindermissionswerk, Maçonaria, e pessoas físicas e/ou jurídicas que fizeram doações de cestas básicas alcançamos a marca de 1.240 cestas básicas doadas às famílias através dos projetos Cáritas. Cada cesta continha 20,535Kg. de alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal, as cestas foram doadas para famílias necessitadas que moram nos vários bairros das cidades de Rondonópolis, comunidades Indígenas Boe-Bororo, através do projeto Afilhados da Alemanha, Pastoral Social das Paróquias São João Bosco e Santa Cruz em Rondonópolis, Pastoral Indigenista Diocesana.

CURSOS PROFISSIONALIZANTES
Os projetos ‘’Cabeleireiros e Barbeiros que Transformam e Rondonópolis Mais Profissionalizada’’ são parcerias entre a Cáritas Diocesana de Rondonópolis e a Prefeitura Municipal, através da secretaria municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e tem por objetivo proporcionar aos assistidos pelo projeto, capacitação profissional para o mercado de trabalho por meio de Curso Profissionalizante na área de barbearia, Mecânica de Motocicleta, Instalação e Manutenção de Energia Solar, Ar Condicionado Residencial, Manutenção de Máquina de Lavar, Geladeira, Ar Condicionado Automotivo, Elétrica Automotiva, NR-10 e NR-35, promovendo a autonomia, sustentabilidade e protagonismo social para que possam exercer o papel de sujeitos ativos no processo de construção na sociedade em que estão inseridos. Com os cursos profissionalizantes, certificamos em 2023, 162 novos profissionais. Os cursos tiveram suas cargas horárias trabalhadas com aulas teóricas e práticas de atividades expositivas, dialogadas, dinâmicas conforme sua grade curricular e em conformidade com as portarias do MEC para que os alunos pudessem receber seu certificado profissional no fim do curso.

PARCERIA COM OUTRAS INSTITUIÇÕES
Em 2023 a Cáritas Diocesana de Rondonópolis ajudou a Paróquia S. José Operário, cedendo 04 cuidadoras para atender e cuidar do Padre Lothar. Com o Lions Club São José Operário com ajuda mensal para a manutenção do projeto Raio de Luz, com o Mesa Brasil recebemos alimentos para ajudar os projetos da UEIs e Recanto dos Idosos, com Fundação André e Lucia Maggi ajuda na Unidade Sebastian Münster do Jad. Carlos Bezerra. A Cáritas Diocesana de Rondonópolis agradece a todos que contribuíram. Deus abençoe a todos!
Rondonópolis, 31 de dezembro de 2023.

Manoel Messias de Macêdo – Presidente da Cáritas Diocesana de Rondonópolis.

Maria Aparecida de Oliveira Rossatto – Tesoureira da Cáritas Diocesana de Rondonópolis.

Translate »